Yorkshire Terrier

shih tzu
Shih Tzu
8 de dezembro de 2018

 

Informações

Altura Macho: 19–24 cm, Feminino: 18–23 cm
Peso Macho: 2,0–3,50 kg, Feminino: 2–3 kg
Origem Inglaterra
Cores Azul e Bronze, Preto e canela, Preto e Dourado, Azul aço e dourado
Personalidade Corajoso, Independente, Inteligente, Confiante
Expectativa de vida de 13 a 16 anos

Sobre o cão

Yorkshire Terrier, também chamada york e yorkie, é uma raça canina de pequeno porte do grupo dos terriês, originária do condado de Yorkshire na Inglaterra.

Seu físico é descrito como diminuto e proporcional, de pelagem macia, lisa e comprida, o que lembra o cabelo humano. Sua personalidade, descrita por alguns como grande para seu tamanho, é classificada como destemida, carinhosa, afetuosa, versátil e independente, o que atraiu a atenção dos lares do mundo inteiro, fazendo do yorkshire o cão miniatura mais popular de todos. Inteligente, é também o número um no grupo dos terriês em lista elaborada, que divide a inteligência canina em ranking.

O peso deste animal varia entre os 2,3 e os 3,5 kg, embora existam erroneamente as designações micro ou zero, para exemplares ainda menores, de 1,3 kg. A altura de sua cernelha também é variável, entre os 15 e os 17,5 cm. Considerado um animal toy (pequeno ou miniatura), tem a sua cabeça proporcional e reta no topo. Seu nariz é preto bem como seus proporcionais olhos. Suas orelhas são eretas em V.

Sua pelagem é considerada muito fina, lisa e longa, chegando a atingir os 37 cm, e cresce de forma permanente, dividida por uma risca em seu dorso. Sua textura é descrita como similar ao cabelo humano. A distribuição de suas cores e tonalidades é algo valorizado desde o primeiro padrão estabelecido. Por definição, este cão deve apresentar as cores azul-aço e o fulvo.

O olfato é um dos principais sentidos do yorkshire. Sua sensibilidade advém de ramificações dos nervos olfativos na cavidade nasal e é 32 vezes maior que a de um ser humano.